top of page
1000460262_2022ae223a131cce24d93df75facd1ec-19_04_2025, 15_11_46.jpg

Olá!

Neste espaço conto um pouco da minha trajetória formativa e profissional. 

Sou uma curiosa sobre o universo da saúde mental já há muitos anos e acredito num cuidado orientado pela escuta clínica.

Portfolio Talita_edited.jpg

Sobre Mim

WhatsApp Image 2025-05-08 at 10.33.11.jpeg

Me chamo Talita, nasci em Fortaleza, no Ceará, e tenho 34 anos.

Sou uma mulher, cis, branca, casada e mãe de uma criança de 5 anos.

Venho de uma família com muitos psicólogos e desde muito nova me interesso pelos desvios da psique humana.

Me formei em Psicologia, pela Universidade Federal do Ceará, em 2016.

Desde o início da graduação, me aproximei da psicanálise e também sou psicanalista há mais de 10 anos.

Já nessa época iniciei minha formação na clínica das psicoses e, em minha monografia, estudei sobre a reinserção social das pessoas ditas 'loucas'.

Em 2013, comecei a trabalhar com idosos em grandes hospitais de Fortaleza, tendo experiência de trabalhar com psicoterapia breve. Atuava principalmente em UTIs, realizando atendimentos aos pacientes, mas também aos familiares e à equipe.

Em 2019, conclui a residência em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Ceará. 

A residência foi uma experiência muito transformadora, em que tive oportunidade de trabalhar em CAPS adulto, AD e infantil e também em postos de saúde e em consultório de rua.

Logo depois, me mudei para Belo Horizonte, orientada pelo desejo de trabalhar com casos complexos em Saúde Mental.

Atuei alguns anos em CERSAMs, serviços de atendimento em saúde mental de urgência e também de acompanhamento longitudinal de casos graves.

Ainda no SUS, tive experiências de gestão, como referência técnica distrital em saúde mental, articulando os serviços da RAPS de um território, e também como apoio à coordenação de serviços territoriais na Gerência de Saúde Mental de BH.

Mais recentemente, trabalhei na gestão mais direta de um serviço, como supervisora de SRT. Participei da abertura de uma nova residência, organizando processos de trabalho, formação de equipe e construção de projeto terapêutico dos moradores.

No últimos anos, tenho focado em ampliar minha clínica, especialmente pela minha vontade de realizar escuta e acompanhamento a idosos e pessoas com sofrimento mental grave e persistente.

Minha experiência em gestão também me capacitou para contribuir com a educação continuada em Saúde Mental para profissionais e serviços que estejam enfrentando questões com este tema.

bottom of page